Apontamentos por época de utilização
Para cada época do ano, existem diversos atrativos na região e na propriedade, sendo que o silêncio e o desfrutar dos “sons” da natureza sejam uma constante ao longo de todo o ano, assim poderemos considerar três épocas distintas, nomeadamente:
Na época que compreende os meses de Abril a Setembro, poderá disfrutar do clima ameno com temperaturas que podem oscilar entre os 20 a 37 graus, que propiciam os passeios pedestre, os banhos nas fragas e na ribeira, assim como a prática do cicloturismo, para além de desfrutar das vistas verdejantes de todo o habitat existente, complementado com momentos de descanso e descontração nas espreguiçadeiras e na cama de rede, já para não esquecer das habituais frutas existentes.
Neste período em toda região existem diversos festejos religiosos, atividades de lazer e económicas, a título de exemplo junto à propriedade em Setembro realiza-se um campeonato de corrida de carros de rolamentos.
Na época que compreende os meses de Outubro a Dezembro, e com um clima ameno e húmido com temperaturas entre os 13 a 25 graus, pode desfrutar da apanha da Castanha e início da nova vegetação rastejante, associado ao aumento do caudal dos ribeiros e quedas de água (cascatas) dentro da propriedade, assim como no meio envolvente. Normalmente nesta época assiste-se ao nascimento de novos animais domésticos nomeadamente ovelhas e cabras entre outros.
Pese embora a redução da temperatura, esta época é bastante convidativa aos passeios pedestres e a prática do cicloturismo.
Na época que compreende os meses de Janeiro a Março, e com um clima húmido e com temperaturas que rondam entre os -4 a 17 graus, pode desfrutar-se do requinte habitual da casa à lareira ou com ar condicionado, podendo em determinado período assistir-se à queda de neve, principalmente no meio envolvente com uma altitude ligeiramente mais elevada.
Nestes meses é agradável estar em dias de mau tempo em casa, sentir e ouvir o cintilar das quedas de água.
Neste período, principalmente em Fevereiro e Março, para além do cintilar das quedas de água, é o início de mais um período em que todo o tipo de aves começa a sua “sinfonia” habitual, cantares estes que “encanta” qualquer ser humano.
É também o momento do inicio da florestação de todas as arvores e pastagem, e a cada dia se nota a diferença no aumento da “mancha” verdejante.
É nesta época que o canavial de bambu inicia o seu rebentamento, cada cana e em média por dia cresce ente 8 a 15 cm.
Pese embora as temperaturas da época os passeios pedestres poderão realizar-se nos dias em que não existe chuva.